quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Guia Futebolês: Grêmio x Coritiba - Copa do Brasil de 2015

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Hoje, a partir das 19h30, o Grêmio irá ao gramado do Couto Pereira para mais um desafio, desta vez válido pela Copa do Brasil, contra o Coritiba. O confronto, que decide uma vaga para as quartas de final, põe duas equipes e dois momentos adversos frente a frente. Enquanto o Tricolor vem de três atuações empolgantes que o levaram ao terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, o Coxa busca se reabilitar na mesma competição. Apesar das duas vitórias consecutivas contra adversários de camisa - Palmeiras e Vasco - os comandados de Ney Franco se encontram na 18º colocação.

O técnico Roger Machado contará com dois desfalques para o duelo. São eles o volante Walace, suspenso pelo terceiro cartão amarelo contra o Criciúma, e o atacante Luan, que era esperado após ter ficado de fora da partida de domingo. O jogador está com amigdalite - inflamação e o inchaço das amígdalas - e não viajará ao Paraná. A dúvida fica por conta de seu substituto: Bobô ou Fernandinho. No lugar de Walace, Edinho deverá ganhar espaço.

Histórico

Não será a primeira vez que Grêmio e Coritiba se enfrentarão pela Copa do Brasil. Ambos, inclusive, já realizaram duas semifinais, em 1991 e 2001. Nas ocasiões, o time de Porto Alegre levou a melhor e foi às decisões. Os números da rivalidade também sopram em favor do Grêmio. Em quatro jogos, foram três êxitos e um empate, além de seis gols marcados e dois sofridos.

Para o ex-lateral-esquerdo Rubens Cardoso, que integrou o plantel gremista em 2001, nos triunfos por 3 a 1 em Porto Alegre e 1 a 0 em Curitiba, a condição atual de Roger é semelhante àquela de Tite, considerada uma grande referência do futebol brasileiro.

O adversário

A fase do alvi-verde, como mencionada no início, não é das melhores. Oito meses se passaram desde a aposentadoria do meia Alex, um de seus principais ídolos. Ao longo desse período, o time do Alto da Glória chegou à decisão do campeonato estadual, contra o Operário Ferroviário, e eliminou as equipes do Vila Nova-MG, Fortaleza e Ponte Preta - sendo as duas últimas nos pênaltis -, para estampar seu nome nas oitavas de final da Copa do Brasil. Porém, no Campeonato Brasileiro, a situação é mais delicada. Com apenas quatro vitórias em 19 jogos, frequenta a zona do rebaixamento.

O técnico Ney Franco não terá seis atletas à disposição. O goleiro Wilson, os meias Lúcio Flávio e Esquerdinha e os atacantes Marcos Aurélio, Henrique Almeida e Paulinho não participarão do jogo por conta do regulamento, que não permite que um jogador atue na competição por duas equipes diferentes. Mesmo com o empecilho, o comandante do Coxa convocou 23 atletas para o compromisso, sendo dois deles conhecidos da torcida gremista: o zagueiro Rafael Marques e o volante Misael.

O jornalista Eduardo Luiz Klisiewicz, do jornal paranaense Gazeta do Povo, analisou o momento do Coritiba ao Blog Futebolês. Ele também informa o que é falado acerca do Grêmio no Couto Pereira e destaca alguns jogadores do alvi-verde para ficar de olho.

- É impossível menosprezar a Copa do Brasil, especialmente depois de ter sido finalista por dois anos consecutivos (em 2011 e 2012). O primeiro jogo vai balizar todo o planejamento a seguir. Se conseguir um bom resultado, mantém a Copa do Brasil com importância semelhante a do Brasileiro. Se tropeçar, deixa-a de lado sem muita cerimônia. O risco de rebaixamento ainda é enorme. Se for colocado em uma encruzilhada, o Ney Franco e a diretoria, talvez a despeito do que pense o torcedor, vão priorizar o Brasileiro.

O que dizem sobre o Grêmio

- O Ney Franco está confiante. Rasgou elogios ao Grêmio e ao Roger, mas acredita no potencial de deixar a decisão entre priorizar ou não o Campeonato Brasileiro para o jogo de volta.

Olho neles

- Pelo histórico recente, o atacante Evandro. Ele marcou quatro gols decisivos e, apesar de jovem, tem se destacado como o "homem dos gols importantes". Cáceres, volante muito bem quisto pelo Ney Franco, pode ser uma das surpresas na escalação. Recuperado de uma lesão, pode jogar e comandar o time como a voz do treinador.

Prováveis escalações


Coritiba: 
Vaná; Ivan, Rafael Marques, Leandro Silva e Juan; João Paulo, Misael (Cáceres), Ruy e Thiago Galhardo; Rafhael Lucas e Evandro (Negueba). Técnico: Ney Franco.

Grêmio:
Marcelo Grohe; Galhardo, Pedro Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Edinho, Maicon, Douglas, Giuliano e Pedro Rocha; Bobô (Fernandinho). Técnico: Roger Machado.